Jornal da Cultura – Edição 18/11/2013

Por j.a.souza@uol.com.br, novembro 19, 2013 11:30 am

PAT continua com seleção de candidatos para Spani Atacadista

Por j.a.souza@uol.com.br, novembro 19, 2013 3:06 am

PAT continua com seleção de candidatos para Spani Atacadista

 

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Caraguá informa que prossegue a seleção para o Spani Atacadista, previsto para inaugurar no mês de dezembro. Estão em destaque os cargos: Fiscal de Loja, Operador de Empilhadeira Elétrica, Operador de Caixa, Açougueiro e Ajudante Geral.

 

As entrevistas são realizadas no PAT e no Poupatempo até o término das seleções. Os interessados devem comparecer nos locais com os documentos pessoais para retirar o encaminhamento.

 

O PAT está localizado na Rua Taubaté, 520, bairro Sumaré. O telefone é (12) 3882-5211.

 

 


Instituto Federal abre processo seletivo para o 1º semestre de 2014

Por j.a.souza@uol.com.br, novembro 19, 2013 3:05 am

Instituto Federal abre processo seletivo para o 1º semestre de 2014

O Instituto Federal de Caraguatatuba está com inscrições abertas para o vestibular do 1º semestre de 2014. As inscrições custam R$ 20 e devem ser feitas até às 15h do dia 29 de novembro, apenas pela internet, no site: www.ifsp.edu.br/vestibular.

A instituição oferece 120 vagas para cursos técnicos presenciais. Entre estas, 40 para Administração, 40 para o curso de Informática para Internet, ambos no período vespertino e 40 vagas para Edificações, no período noturno. Há ainda, 50 vagas para o curso técnico em Aquicultura na modalidade à distância.

O período para solicitação da isenção da taxa de inscrição vai até às 15h do dia 22 de novembro. Cursos à distância não têm cobrança de taxa. O exame ocorre no dia 15 de dezembro, às 13h. O local de realização da prova será divulgado no dia 12.

Para mais informações sobre o processo seletivo e os cursos disponíveis, acesse o edital completo e o Manual do Candidato emwww.ifsp.edu.br/vestibular.

 

Mais informações:
IFSP Campus Caraguatatuba
Av. Rio Grande do Norte, 450 – Indaiá
Telefone: (12) 3885-2130

 


Caraguá segue no combate à Dengue antes da chegada do Verão

Por j.a.souza@uol.com.br, novembro 19, 2013 3:04 am

Vamos colaborar!

Caraguá segue no combate à Dengue antes da chegada do Verão

 

Mesmo antes das fortes chuvas e das altas temperaturas do verão, o Governo Municipal de Caraguá, por meio da secretaria de Saúde, segue com controles mecânico e químico em todas as regiões do município com orientações à comunidade sobre como combater corretamente o mosquito da Dengue.

No próximo dia 23/11/2013, o bairro Casa Branca recebe um mutirão para recolhimento de objetos que possam acumular água com a participação de agentes comunitários de Saúde em atividades de controle e orientações. Além disso, em parceria com a secretaria de Serviços Públicos, será realizada a Operação Cata Treco em diversos bairros da região entre os dias 18 e 23. A programação pode ser visualizada no site www.caraguatatuba.sp.gov.br.

Para o veterinário do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Guilherme Garrido, o Governo tem feito sua parte, mas a população precisa colaborar. “A participação dos munícipes no controle da doença é extremamente importante. Se cada um dedicar um tempo por semana para vistoriar o imóvel e retirar possíveis criadouros, a vitória contra o mosquito será de todos nós”, afirmou.

O Governo Municipal de Caraguá, por meio da secretaria de Saúde, já realizou neste ano 159.869 visitas em ações contra o mosquito. Até a última terça-feira (12), foram registradas 3.214 notificações da doença, sendo 1.684 positivas, 1.489 negativas e 18 aguardavam resultado.

Se você não deseja mais receber nossos e-mails, cancele sua inscrição neste link

 


Frepap-LN discute Resíduos Sólidos com secretários de Meio Ambiente em Ilhabela

Por j.a.souza@uol.com.br, novembro 19, 2013 3:03 am

Foto: Leninha Viana/CMI

 

Legenda: vereadores iniciaram discussão sobre resíduos em Ubatuba

Frepap-LN discute Resíduos Sólidos com secretários de Meio Ambiente em Ilhabela

 

Os vereadores que compõem a Frente Parlamentar Paulista do Litoral Norte – Frepap-LN se encontram na próxima quinta-feira (21/11) às 15h na Câmara de Ilhabela para a última reunião Ordinária do ano. Em pauta novamente o tema “Resíduos Sólidos”, que já foi tema de discussão na última reunião da entidade na Câmara de Ubatuba em outubro passado. Para o encontro em Ilhabela foram convidados os secretários de Meio Ambiente das quatro cidades, com o intuito de ampliar a discussão sobre o andamento dos planos municipais de gerenciamento de Resíduos Sólidos de cada município.

O evento contará com três exposições: Georgeta Gonçalves, educadora ambiental que atua há vários anos como consultora em programas de gerenciamento de resíduos de entidades públicas e privadas em várias cidades brasileiras; Esméria Regina da Silva, coordenadora do Centro de Triagem de Ilhabela e André e Adriana Rosa, consultores da Apoio Consultoria.

“A nossa última reunião ordinária propõe uma discussão mais ampla sobre um tema comum às quatro cidades e que precisa de soluções a curto, médio e longo prazo. A ideia é suscitar o debate com ideias e soluções que atendam aos municípios em suas particularidades e também no âmbito regional, sem esquecer que precisamos nos adequar à Lei Federal já a partir do ano que vem”, destaca o presidente da Frente, Prof. Valdir Veríssimo, vereador de Ilhabela.

Na semana passada, Veríssimo esteve na Riviera São Lourenço, em Bertioga, acompanhado do vereador Sampaio Junior e do assessor parlamentar do Dep. Estadual Luciano Batista, Rodrigo Corrêa, para conhecer o sistema de gerenciamento de resíduos sólidos desenvolvido e gerenciado pela educadora Georgeta Gonçalves.

 


Escolas Municipais participarão da Provinha Brasil e Saresp

Por j.a.souza@uol.com.br, novembro 19, 2013 3:01 am

Escolas Municipais participarão da Provinha Brasil e Saresp


Nos próximos dias 26 e 27/11/2013, os alunos dos 2º, 3º, 5º, 7º e 9º anos das escolas municipais farão a prova do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp). As matérias avaliadas serão Português, Matemática, História e Geografia.

 

O Saresp tem a meta de levantar a situação da escolaridade básica na rede pública paulista e orientar os gestores na elaboração de políticas voltadas para a melhoria da qualidade de ensino.

 

Os estudantes farão prova durante o período normal de aulas. A duração da avaliação será de três horas.

 

Nos dias 28 e 29, os alunos dos 2º anos também farão a Provinha Brasil, que visa levantar o que foi agregado na aprendizagem das criança, em termos de habilidades de leitura e Matemática.

 

A Provinha Brasil é elaborada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), e distribuída pelo MEC/FNDE para todas as secretarias de Educação municipais, estaduais e do Distrito Federal.

As escolas enviarão aos pais comunicado oficial sobre dias e horários das duas avaliações.

 


MURAL LEGISLATIVO – SESSÃO 12 NOVEMBRO 2013 – Ilhabela

Por j.a.souza@uol.com.br, novembro 19, 2013 3:00 am

MURAL LEGISLATIVO – SESSÃO 12 NOVEMBRO 2013

GRACINHA FERREIRA (PSD)

Vereadora apresenta Moção de Apelo ao DER para implantação de radares eletrônicos em Ilhabela

A presidente da Câmara de Ilhabela, vereadora Gracinha Ferreira (PSD), apresentou Moção de Apelo ao Departamento de Estradas e Rodagens (DER) para que sejam implantados redutores eletrônicos de velocidade nos extremos norte e sul da rodovia SP 131 que corta a orla do arquipélago. O documento foi aprovado por unanimidade durante a sessão Ordinária do dia 12 de novembro.

Gracinha lembra no documento que entre 2006 e 2012 a primeira causa de mortes em jovens de 15 a 29 anos em Ilhabela foram os acidentes de trânsito. “O excesso de velocidade na SP 131, cujo traçado é sinuoso e com inclinações, tem sido responsável por inúmeros acidentes, vitimando grande número de pessoas, causando dor e desespero para muitas famílias”, ressalta.

Concurso Público

Ainda com o objetivo de criar mecanismos para reduzir o número de acidentes de trânsito no arquipélago, a vereadora Gracinha Ferreira (PSD) apresentou requerimento ao Executivo solicitando informações sobre a possibilidade de realização de um concurso público para agentes de trânsito, de forma a aumentar a fiscalização e também a realização de campanhas educativas, para conscientizar a sociedade sobre a importância de um trânsito mais seguro.

A parlamentar lembra que o problema não é “privilégio” de Ilhabela, pois o Brasil ocupa o quinto lugar entre os recordistas mundiais de mortes no trânsito, ficando atrás apenas da Índia, China, Estados Unidos e Rússia, mas a situação torna-se ainda mais agravante no município porque a cidade se desenvolveu rapidamente e há muito o corpo de fiscais de trânsito é insuficiente para a demanda do arquipélago, principalmente em épocas de feriado e temporada, quando a população chega a triplicar.

*****************************************************************************************

ADILTON RIBEIRO (PSD)

Vereador pede melhorias para Água Branca e Barra Velha

Requerimentos apresentados pelo vereador Adilton Ribeiro (PSD) durante a sessão Ordinária da última terça-feira (12/11) solicitam melhorias para as Ruas Leolino Clementino Barbosa, na Água Branca e Ceará, na Barra Velha.

O parlamentar pede o recapeamento asfáltico na via localizada no bairro da Água Branca e relata o estado precário do local, que com o trânsito de caminhões e por se tratar das proximidades do aterro sanitário, piora em dias chuvosos, fazendo lama e poças d’água nos buracos.

Já na Barra Velha, Adilton Ribeiro salienta a necessidade de manutenção da Rua Ceará e limpeza das calçadas, pois de acordo com ele, o mato está tomando conta do passeio público nas adjacências da Capela Nossa Senhora Aparecida, trazendo transtorno e risco de acidente aos transeuntes.

******************************************************************************************

 

Alunos da rede municipal de Caraguá celebram Dia do Músico em São Sebastião nesta sexta (22)

Por j.a.souza@uol.com.br, novembro 19, 2013 3:00 am

Foto: Divulgação/ PMC

Alunos da rede municipal de Caraguá celebram Dia do Músico em São Sebastião nesta sexta (22)

Em comemoração ao Dia do Músico, o Grupo de Flauta Doce formado por alunos da rede municipal de Caraguá, se apresenta nesta sexta (22/11/2013) no Centro Comunitário da Topolândia, em São Sebastião. A apresentação será às 12h. Também participam do evento, grupos musicais das cidades vizinhas do Litoral Norte.

 

O Grupo de Flauta é formado por alunos entre 9 e 14 anos das escolas EMEF Dr. Carlos de Almeida Rodrigues, no bairro Indaiá, EMEI/ EMEF Profª Maria Aparecida Ujio, no Porto Novo e EMEF Profª Maria Moraes de Oliveira, no Jardim Gaivotas. Os jovens se apresentam sob regência do professor  Lourival Corrêa Fonseca.

 

De acordo com Fonseca, esta apresentação é uma oportunidade de mostrar para os pais e comunidades, o trabalho feito nas unidades escolares da rede municipal de Caraguá.

 

O repertório é grande e cultural. Estão incluídas as seguintes músicas: Trenzinho Caipira (Villa Lobos), 9ª Sinfonia (Beethoven), Hino Cigano, Song of Silence (Simon and Garfunkel), Minha Ilha (Folclore Russo) e El Condor Pasa (Espanhol).

 

 

Começam as inscrições para a Corrida Noturna do Dia do Esportista

Por j.a.souza@uol.com.br, novembro 19, 2013 2:57 am

Fotos: Luiz Gava/PMC Gianni D’Angelo/PMC

 

Começam as inscrições para a Corrida Noturna do Dia do Esportista

As inscrições para a Corrida Adrena Night Run – Dia do Esportista estão abertas até às 23h59 do dia 18 de dezembro. Os moradores de Caraguá podem se inscrever gratuitamente na secretaria de Esportes, das 9h às 12h e das 14h às 17h.

Os corredores de outros municípios devem se cadastrar na FanPage www.facebook.com/adrenarun13 ou pelo site www.appticket.com.br/adrenarun2013 e pagar a taxa de inscrição.  O preço é R$ 30 para idosos e pessoas com deficiência, e R$ 55 para os demais atletas.

O morador de Caraguá deve apresentar o título de eleitor e o RG originais no ato do cadastro na secretaria de Esportes. O atleta do município também precisa doar uma lata de leite em pó ou um pacote de fralda geriátrica para efetivar a inscrição na prova.

Os competidores largam às 20h, no dia 21 de dezembro, na altura da pista de bicicross do Indaiá. Os percursos terão 11 Km e 5,5 Km de distância na orla da Av. Geraldo Nogueira da Silva.

Os atletas de ambos os sexos disputam nas seguintes categorias: 16 a 19 anos, 20 a 24 anos, 25 a 29 anos, 30 a 34 anos, 35 a 39 anos, 40 a 44 anos, 45 a 49 anos, 50 a 54 anos, 55 a 59 anos, acima de 60 anos e PCD (pessoa com deficiência).  As vagas são limitadas.

Instituído pela Lei Municipal nº 1.295, de 4 de setembro de 2006, o Dia do Esportista, é celebrado anualmente no dia 19 de dezembro.

A secretaria de Esportes está localizada na Av. José Herculano, 50, Jardim Britânia. O telefone é o (12) 3885-2200. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail adrenarun.caragua@gmail.com ou na Fanpage www.facebook.com/adrenarun13.

 

 

São José dos Campos, Guarujá e Arapiraca ganham lojas parceiras da Aroucred

Por j.a.souza@uol.com.br, novembro 19, 2013 2:53 am

São José dos Campos, Guarujá e Arapiraca ganham lojas parceiras da Aroucred
As unidades são correspondentes financeiras da Bradesco Promotora e Agiplan

Caso não consiga visualizar, clique aqui

Janaina Sassi atende os primeiros clientes da Jatocred, em Guarujá.

O mês de novembro foi especial para a Aroucred. Além da inauguração da Agiplan, loja própria em São José dos Campos, outras duas lojas parceiras foram abertas nas últimas semanas, a Jatocred em Guarujá e a Credfácil na cidade alagoana de Arapiraca.

A gerente comercial da Jatocred, Janaina Sassi está satisfeita com o movimento que a nova loja recebeu na primeira semana. “Os clientes estão vindo conhecer a loja e ficam sabendo mais dos nossos serviços. Já fui parceira da Aroucred e estou contente de voltar a fazer parte do Grupo Arouca”.

As lojas oferecem empréstimo consignado e pessoal para aposentados e pensionistas do INSS, servidores municipais, militares do exército, marinha e aeronáutica, com atendimento de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h.

Serviço:
Jatocred Guarujá - Rua Alameda das Margaridas, nº 316 – Loja 4 – Bairro Santo Antônio - Tel.: (13) 3382-4413
Agiplan São José dos Campos – Avenida Andrômeda, nº 1.494 – Jardim Satélite – Tel.: (12) 3206-1541
Credfáci Arapiraca (AL) - Rua São Francisco, nº 523 A – Centro – Tel.: (82) 3521- 8271


Créditos das fotos: Divulgação
Legenda – Janaína Sassi atende os primeiros clientes da Jatocred, em Guarujá

Panorama Theme by Themocracy